sexta-feira, 25 de maio de 2018

Marketing em Logística 10.05.2018



Objetivos da Aula



O objetivo da aula foi entender o que é Gestão de Demanda, cadeia de suprimento, ciclo de vida dos produtos e o efeito chicote.

Principais Pontos Abordados



Foi abordado que a demanda é a quantidade de um bem ou serviço que leva ao desejo, necessidade ou intenção de compra do consumidor em adquirir determinado produto, isso só ocorre se o consumidor possuir condições financeiras para suprir essas necessidades. Identificado esses fatores do consumidor, a relação do marketing é essencial para comunicar e faze-lo perceber essa necessidade de compra, para que assim o marketing, vendas e logística possam trabalhar em conjunto. Existem demanda sazonal, que varia fortemente em determinados períodos, influenciada pelo clima, eventos promocionais do calendário, ferias entre outros. Muitas empresas estão buscando alternativas para evitar o efeito chicote, efeito que acontece quando existe uma diferença entre as reais demandas dos consumidores e o que foi previsto, comprometendo a cadeia de suprimento, causando falta de estoque ou excesso do mesmo. O ciclo de vida de um produto pode ser entendido como a historia completa do produto através de suas fases de vendas: introdução, crescimento, maturidade e declínio, todos os produtos já nascem com data prevista para serem retirados. 

Palavras Chave


  • Necessidade
  • Efeito chicote
  • Ciclo de vida produtos
  • Demanda

Material Complementar



Vídeo explicativo abordando algumas características da demanda.












Nenhum comentário:

Postar um comentário