segunda-feira, 15 de maio de 2017

Gestão de Custos Logísticos -26/04/2017

Objetivos da aula


Conhecer os fatores que influenciam o custo de armazenagem e a importância do processo de armazenagem dentro da cadeia de suprimentos.


Principais Pontos Abordados

Antes de falarmos sobre os custos de armazenagem temos que relembrar o seu conceito e as suas atividades que a envolvem.

"Armazenagem e movimentação constitui-se num elo entre o fornecedor, produção e o cliente, formando um sistema regulador do fluxo de abastecimento e proporcionando o atendimento do nível de serviço ao cliente."
                                                                 
                                                 
Fonte:Retirado do material utilizado em aula pelo Professor Manuel G. Garcia.




Entre os processos envolvidos, alguns são divididos em Inbound (Fluxo de Entrada), e outros em Outbound (Fluxo de Saída). Na figura abaixo podemos ver como é feita essa divisão:


Fonte:Retirado do material utilizado em aula pelo Professor Manuel G. Garcia.



Entre as principais atividades envolvidas nesses processos de armazenagem estão:

  • Recebimento e descarregamento de veículos
  • Conferência, movimentação e estocagem
  • Guarda de produtos
  • Separação de pedidos
  • Embalagem e identificação
  • Consolidação de cargas e preparação de embarque
  • Carregamento e expedição
  • Preparo de documentação
  • Codificação de produtos
  • Fracionamento e Unitização
  • Crossdocking

Fazendo um planejamento e avaliando os possíveis custos futuros, algumas opções devem ser levadas em consideração como: Ter um armazém próprio, utilizar o serviço de um operador logístico ou alugar um condomínio logístico.

O condomínio logístico, que foi enfatizado na aula, serve tanto como base de distribuição de produtos para empresas de varejo quanto para que companhias industriais instalem fábricas e unidades produtivas. Entre seus fatores de decisão estão:

  • Instalar-se nas proximidades dos grandes centros sem grandes investimentos
  • Redução de custos logísticos e de manutenção ajudam a compensar parte dos custos com aluguéis
  • Redução de riscos

Custos de Armazenagem

Fonte:Retirado do material utilizado em aula pelo Professor Manuel G. Garcia.




Entre as principais custos de armazenagem estão:


  • Custo das Instalações: É o custo com aluguel, IPTU, segurança, água, luz, telefone, etc.
  • Custo do Ativos: (equipamentos, estruturas, sistemas)
    • Remuneração de capital (Juros a serem aplicados no custo de depreciação de algum equipamento, a fim de recuperar o capital investido mas com valor corrigido.
    • Depreciação (Fenômeno contábil que expressa de forma intrínseca a perda de valor contábil dos bens por conta de desgaste temporais ou por força de utilização nos empreendimentos)
    • Manutenção (Custo das despesas de manutenção de empilhadeiras, sistemas, etc.)
  • Custo da mão de obra: É o custo com salário, hora extra, encargos e benefícios das pessoas diretamente envolvidas nas operações.
  • Custo administrativo: É o rateio das despesas administrativas nas atividades do armazém.



Palavras-Chave
  • Armazenagem
  • Custos
  • Processos
  • Movimentação


Material Complementar


O vídeo mostra como um sistema adequado de armazenagem pode ajudar a reduzir os custos. Vamos ver como funcionou nesse caso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário