Bem vindo(a)!
Blog destinado a resumir as aulas da disciplina Marketing em Logística, lecionada pelo Professor Manuel G. Garcia da Universidade Cruzeiro do Sul.
segunda-feira, 15 de maio de 2017
Gestão de Custos Logísticos -26/04/2017
Objetivos da aula
Conhecer os fatores que influenciam o custo de armazenagem e a importância do processo de armazenagem dentro da cadeia de suprimentos. Principais Pontos Abordados Antes de falarmos sobre os custos de armazenagem temos que relembrar o seu conceito e as suas atividades que a envolvem. "Armazenagem e movimentação constitui-se num elo entre o fornecedor, produção e o cliente, formando um sistema regulador do fluxo de abastecimento e proporcionando o atendimento do nível de serviço ao cliente." Fonte:Retirado do material utilizado em aula pelo Professor Manuel G. Garcia.
Entre os processos envolvidos, alguns são divididos em Inbound (Fluxo de Entrada), e outros em Outbound (Fluxo de Saída). Na figura abaixo podemos ver como é feita essa divisão:
Fonte:Retirado do material utilizado em aula pelo Professor Manuel G. Garcia.
Entre as principais atividades envolvidas nesses processos de armazenagem estão:
Recebimento e descarregamento de veículos
Conferência, movimentação e estocagem
Guarda de produtos
Separação de pedidos
Embalagem e identificação
Consolidação de cargas e preparação de embarque
Carregamento e expedição
Preparo de documentação
Codificação de produtos
Fracionamento e Unitização
Crossdocking
Fazendo um planejamento e avaliando os possíveis custos futuros, algumas opções devem ser levadas em consideração como: Ter um armazém próprio, utilizar o serviço de um operador logístico ou alugar um condomínio logístico.
O condomínio logístico, que foi enfatizado na aula, serve tanto como base de distribuição de produtos para empresas de varejo quanto para que companhias industriais instalem fábricas e unidades produtivas. Entre seus fatores de decisão estão:
Instalar-se nas proximidades dos grandes centros sem grandes investimentos
Redução de custos logísticos e de manutenção ajudam a compensar parte dos custos com aluguéis
Redução de riscos
Custos de Armazenagem
Fonte:Retirado do material utilizado em aula pelo Professor Manuel G. Garcia.
Entre as principais custos de armazenagem estão:
Custo das Instalações: É o custo com aluguel, IPTU, segurança, água, luz, telefone, etc.
Custo do Ativos: (equipamentos, estruturas, sistemas)
Remuneração de capital (Juros a serem aplicados no custo de depreciação de algum equipamento, a fim de recuperar o capital investido mas com valor corrigido.
Depreciação (Fenômeno contábil que expressa de forma intrínseca a perda de valor contábil dos bens por conta de desgaste temporais ou por força de utilização nos empreendimentos)
Manutenção (Custo das despesas de manutenção de empilhadeiras, sistemas, etc.)
Custo da mão de obra: É o custo com salário, hora extra, encargos e benefícios das pessoas diretamente envolvidas nas operações.
Custo administrativo: É o rateio das despesas administrativas nas atividades do armazém.
Palavras-Chave
Armazenagem
Custos
Processos
Movimentação
Material Complementar
O vídeo mostra como um sistema adequado de armazenagem pode ajudar a reduzir os custos. Vamos ver como funcionou nesse caso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário