Objetivos da aula
Conhecer os diversos tipos de custos que afetam diretamente no lucro ou prejuízo de uma empresa, dependendo do ramo em que atua.
Principais Pontos Abordados
Nessa aula nós conseguimos perceber que o gasto de uma empresa não é um assunto tão simples de se imaginar, pois são divididos em vários tipos e exigem um controle rígido, pois afetam diretamente a receita da mesma.
Os gastos são os resultados da soma entre os custos e as despesas, que apesar de parecerem a mesma coisa, não são:
Custos: Está ligado diretamente ao processo produtivo da empresa (mão de obra do pessoal envolvido na produção, insumos, embalagem, etc.).
Despesas: Não estão ligadas diretamente à produção, ou seja, são gastos incorridos no esforço de obter receita (Propaganda e publicidade, frete das entregas, etc.).
Segundo o Instituto dos Controladores Gerenciais - IMA, os custos logísticos são os custos de planejar, implementar e controlar todo o inventário de entrada (inbound), em processo e de saída (outbound), desde o ponto de origem até o ponto de consumo.
Os custos podem ser classificados em vários tipos, nos quais estão:
- Custo Direto
- Custo Indireto
- Custos Fixos
- Custos Variáveis
- Custo de Oportunidade
- Custos Ocultos
Um fenômeno contábil que não pode deixar de ser considerado é a depreciação, que expressa de forma intrínseca a perda de valor contábil dos bens por conta de desgaste temporais ou por força de utilização nos empreendimentos.
De forma bem simplificada, podemos considerar que os gastos são:
- Gastos = Custos + Despesas
- Custos = Custo Fixo + Custo Variável
- Gastos/mês = Custo Fixo + Custo Variável + Despesas
Palavras-Chave
- Gastos
- Custos
- Despesas
- Depreciação
Material Complementar
Nesse vídeo a consultora econômica financeira Naiara Fracaroli explica como classificar os custos e despesas em fixos ou variáveis. Vamos ver como
funciona?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário