Objetivos da aula
Conhecer os conceitos de valor para cada parte dos stakeholders, abordando esses conceitos dentro da cadeia de suprimentos analisando também o que realmente vem a ser especificamente o nível de serviço em uma empresa.
Principais Pontos Abordados
- Qual a relação entre esses dois termos?
- Qual a importância da integração e sincronização das áreas da empresa na criação de valor?
Podemos perceber que a relação entre elas é explícita justamente por conta dessa sincronização, ou seja, a agilidade que é tão exigida hoje em dia das empresas por conta da mudança constante do mercado, sempre com um planejamento bem feito em seus processos.
Entre os conceitos de valores abordados estão:
Conceito de valor para o cliente;
(Benefícios percebidos)
Custo Total
- Conceito de valor para o empresário ou acionista;
- Eficiência do capital de giro
- Eficiência na gestão dos custos e tributos
- Gestão da melhoria da rentabilidade
(Rentabilidade= Lucro x100)
Valor investido
Também foi discutido sobre a cadeia de valor e a cadeia de suprimentos que, segundo Michael E. Porter é o conjunto de atividades criadoras de valor desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes até o produto final entregue ao consumidor. dentro desse assunto, a Embraer foi citada como exemplo pois necessita de parceiros (fornecedores) diferentes de peças para compor um avião, como podemos ver na figura abaixo:
Fonte:Retirado do material utilizado em aula pelo Professor Manuel G. Garcia. |
Sobre o Nível de Serviço, esse tem que ser bem especificado pois ele depende do tipo de serviço que a empresa presta. Para isso algumas questões foram levantadas a fim de se discutir o assunto:
- Como a empresa avalia o nível de serviço logístico?
- Como ela trata nível de serviço e custos logístico?
Na figura abaixo podemos ver um gráfico que
mostra a diferença (lucro) entre o nível de serviço e o custo logístico:
Fonte:Retirado do material utilizado em aula pelo Professor Manuel G. Garcia. |
Palavras-Chave
- Custos
- Rentabilidade
- Valores
- Eficiência
Material Complementar
Nesse vídeo podemos ver como a empresa Unilever se preocupa com a cadeia de valores, mostrando a parceria com seus fornecedores e consumidores visando diminuir o impacto ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário